20 março 2013

Sapatos femininos : 11 estilos diferentes e como usá-los


Anabela, Chanel, Meia pata, Peep toe, Salto agulha, Scarpin... é estilo de sapato que não acaba mais. Você sabe reconhecer cada um deles e como combiná-los com a roupa?
Vamos aprender!



Anabela




Características = O salto é tão largo quanto a base do calçado, inteiriço. É o mais confortável que existe, porém pode ser considerado menos elegante.

Por que usar? São os mais recomendados para quem tem problemas de coluna ou quer apenas prevenir.

Combinações = As Anabelas vão bem com quase todos os tipos de roupas e estilos. Esse tipo de salto pode ser usado com saias, shorts, calças e vestidos. Se você estiver um pouco acima do peso, vale fazer alguns testes no espelho para não parecer que a sua silhueta está achatada.




Ankle Boot




Características = São aquelas botinhas que vão até o tornozelo, no máximo, e são totalmente fechadas.

Sinal vermelho = Costumam achatar a silhueta, por isso é uma boa pedida para as altas e magras, mas para quem é baixinha ou tem as coxas grossas exige um pouco mais de cuidado.

Combinações = Se você é baixinha ou tem as coxas grossas prefira usar com uma legging da cor do sapato, que alonga um pouco a silhueta. Mas é preciso analisar caso a caso e, principalmente, ter bom senso. Vista e veja como se sente. Ao se sentir linda, aposte!



Sapato de boneca



Características = Versão mais romântica da sapatilha. O formato arredondado, saltos médios e baixos trazem mais elegância, feminilidade e romantismo à produção.

Por que usar? Causam a impressão de “pés pequenos”, dando um aspecto delicado.

Combinações = Se adequa a dois estilos completamente diferentes, o casual e o social. No casual, ele vai superbem com calças jeans, vestidos e saias estampadas, e também com calça corsário e blusas com babados e lacinhos. No estilo social, casa bem com calças sociais e saias lápis e até um conjuntinho mais estruturado.




Sapato Chanel





Características = O sapato estilo Chanel é muito parecido com o scarpin, entretanto possui abertura na parte posterior. Criado pela estilista Coco Chanel nos anos 30, o objetivo inicial era o de fazer com que os pés parecessem menores. É simplesmente um "peep toe retrô".

Por que usar? É um calçado muito elegante e chique, perfeito para ser usado tanto em ocasiões formais quanto em ambientes de trabalho.

Combinações = Os originais eram bicolores e envernizados, hoje assumem muitas versões e combinam com tailleurs, vestidos, saias e calças curtas.




Sapato meia pata








Características = São calçados com uma plataforma (mesmo que pequena) na parte frontal, como uma pata mesmo.Este modelo mostrado á cima, é mais moderno.

Por que usar? Traz mais conforto e facilidade ao andar das mulheres, pois deixa o pé com menos curvatura.

Combinações = Podem ser usados tanto à noite quanto durante o dia, são versáteis e em qualquer ocasião você irá acertar na escolha.





Sapato peep toe


Características = Um clássico dos anos 40, que exala um ar romântico ou retrô, com um bom toque de feminilidade. A principal característica deste modelo é deixar à mostra as pontas dos dedos, ou seja, tem uma pequena abertura na ponta da gáspea. Geralmente possui um bico arredondado, mas ele pode ser levemente quadrado, além, é claro, das variações de salto baixo, médio ou alto.

Por que usar? Por não ter bico, alonga a silhueta.

Combinações = Combina com quase todos os tipos de roupa e é ideal para as mais baixinhas.




Plataforma




Características = Se tem algo que gera polêmica no mundo da moda é a Plataforma! Tem quem adore pelo conforto e também quem torce o nariz pela estética menos delicada.

Por que usar? Há algum tempo ela já virou item indispensável para a maioria das mulheres que “gosta das alturas” e não quer abrir mão do conforto, como é o caso também da Meia pata ou da Anabela.




Salto Agulha







Características = Salto de perfil finíssimo, que se assemelha a uma agulha. É também conhecido como Stiletto. Possui um destaque especial pela sua imponência que é, ao mesmo tempo, ousada e delicada.

Sinal vermelho = Andar de salto Agulha requer cuidado e equilíbrio. Além disso, deve ser evitado por quem tem as panturrilhas avantajadas, já que o contraste entre a perna e o salto cria um efeito negativo.

Combinações = Seja para ir ao trabalho, sair à noite ou se produzir para uma festa, os calçados de salto Agulha são sempre uma escolha acertada. Eles valorizam o look e acrescentam charme, ousadia e sensualidade a qualquer tipo de roupa.







Sapatilha



Características = Inspirada nos sapatos de ballet, são delicadas e confortáveis e ganharam espaço nos guarda-roupas das mulheres depois de provarem que são inovadoras por proporcionarem uma sensação de conforto.

Por que usar? Além de lindas e elegantes, elas podem ser usadas tanto para passear no shopping quanto para ir trabalhar.

Combinações = As sapatilhas combinam com bermudas, shorts, calças capri, saias longas ou mini, vestidos.





Scarpin




Características = É o sapato feminino propriamente dito. Ele é um calçado fechado, com salto alto ou médio. Atualmente, o Scarpin tem muitas variações, pode ter bico fino, arredondado ou quadrado. Um Scarpin deve ter salto. A medida é de no mínimo 4cm.

Por que usar? É um modelo clássico que nunca sai de moda. O Scarpin de bico arredondado está virando uma peça fundamental nos guarda-roupas femininos.

Combinações = O Scarpin combina com qualquer estilo: romântica, casual, roqueira, despojada, chique.




Slipper



Características = A inspiração é em chinelos de veludo usados com pijama. Claro que depois de um 'upgrade', ficou muito mais interessante e usável fora de casa!

Por que usar? Para usar esse tipo de sapato, leve em conta que ele se parece muito com uma sapatilha. Assim, você não fica tão presa na hora de escolher uma roupa para combinar. O modelo é por vezes confundido com o Mocassim, mas a diferença está na parte de cima. No slipper, ela é muito mais simples e sem costuras.

Combinações = Fica lindo com saias e vestidos, em um contraste de estilos, ideal para ocasiões informais. Mas está realmente popular em looks com calça, o que fica superfácil adaptar para roupas de trabalho.
Meu preferido (fiz um post sobre como usar o slipper aqui).


Curtiram? Então compartilhem!
Beijos!


By: Júlia Aquino