17 março 2013

Como negociar o horário de voltar para casa com seus pais

Quem nunca passou pela situação de querer voltar um pouco mais tarde de uma festa e não poder porque os pais não deixam? A gente tenta explicar que as festas agora começam mais tarde, que não tem como saber qual é a melhor hora para ir embora e tantas outras coisas. Mas é sempre complicada essa negociação de um horário para voltar pra casa.

É importante os pais estabelecerem um horário para os filhos voltarem pra casa, é sempre importante o adolescente perceber que existem limites em qualquer relação. O adolescente se sentirá cuidado.
Vamos ver algumas dicas de como estender um pouquinho o seu horário!

Seus horários x Horários dos seus amigos
Você e seus amigos têm horários diferentes e por isso você sempre acaba indo embora antes que eles, quando na verdade quer ficar e aproveitar mais um pouco. Cada família tem um estilo de vida, “mas cabe ao jovem fazer comparações e cabe aos responsáveis discutir as alterações possíveis ou manter o que foi combinado”. Ou seja, tente argumentar com seus pais que sua turma toda tem um horário diferente do seu e que seria legal você poder ficar com eles. Deixe seus pais conhecerem seus amigos e os pais deles: Os pais devem perceber o grupo em que seu filho convive, saber com quem ele está, conhecer os pais dos amigos e traçar com bom senso os limite que se adequem ao grupo. 

Negociando os horáriosPara negociar a sua hora de voltar para casa é preciso muita conversa com seus pais. É importante ter justificativas que realmente os convençam de que não tem nada demais você chegar um pouco mais tarde. “o jovem pode e deve buscar as modificações que sente necessárias e justas. Por exemplo: o combinado é voltar meia noite porém, mas o grupo que assistir juntos um evento esportivo que será transmitido na TV às 2h. Um jeito de negociar é pedindo para a sua família oferecer a casa para que seus amigos venham. Há várias formas de se chegar a um acordo e todos podem ser beneficiados. Treinar em frente ao espelho antes de começar a conversa também ajuda. E lembre-se:
Não seja agressiva durante o papo. Diga o que está sentindo e mostre sua vontade em negociar e buscar um acordo que favoreça ambos.
-Ironia e sarcasmo não funcionam nessas horas.
Tenha paciência e “não jogue a toalha”. E só prometa o que está disposta a realmente cumprir.
- Tente fazer algumas trocas oferecendo alguma vantagem para os seus pais.
Ouça mesmo o que seus pais falam. Espere o outro terminar de expor seu pensamento e depois diga: “entendo o que você pensa…. Mas o que estou buscando é…”.


Eu tentei, mas…
Você tentou conversar, mas só recebeu “não” como resposta dos seus pais. O que fazer quando eles não mudam de ideia sobre o seu horário? Esta situação requer muita maturidade da garota. Ela precisa dirigir a negociação e chegar a um ponto que seja positivo para ambos os lados; este é o segredo das boas negociações.  “O seu espaço será conquistado com persistência e não com a competição”. Então, fica a dica: não desista!

Curtiram? Então compartilhem!
Beijos!

By: Júlia Aquino